Fórum Vetores & Pragas
Bem vindo! Este é um espaço para troca de informações, experiências e discussões referentes ao controle de pragas urbanas. Para participar é necessário registrar-se! Leia o tópico Regras do Forum e apresente-se no topico "Apresente-se aqui"

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum Vetores & Pragas
Bem vindo! Este é um espaço para troca de informações, experiências e discussões referentes ao controle de pragas urbanas. Para participar é necessário registrar-se! Leia o tópico Regras do Forum e apresente-se no topico "Apresente-se aqui"
Fórum Vetores & Pragas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baratas alemãs: 10 fatos importantes a serem lembrados

Ir para baixo

Baratas alemãs: 10 fatos importantes a serem lembrados Empty Baratas alemãs: 10 fatos importantes a serem lembrados

Mensagem por Mario Filipi Dom Ago 14, 2016 1:52 pm

É hora de os profissionais de controle de pragas reverem alguns dos aspectos críticos destas pragas ressurgentes.

Nota do Editor: Este artigo foi reproduzido com permissão da Techletter, uma carta de treinamento quinzenal para técnicos de controle de pragas profissionais de Pinto & Associates.

A barata alemã já foi a praga n°1 em edifícios residenciais e comerciais. Isso mudou com a introdução de iscas, o que resultou em uma das grandes histórias de sucesso no desenvolvimento de inseticidas. As Baratas tornaram-se quase uma praga de segunda classe, e assim permaneceram por mais de uma década. Mas você já reparou? Eles voltaram! É hora de os técnicos em manejo de pragas reverem alguns dos aspectos críticos da biologia da barata alemã e hábitos que podem torná-la uma das pragas mais difíceis de controlar.

1. baratas alemãs têm uma taxa fenomenal de reprodução. Uma barata fêmea e sua prole pode, teoricamente, produzir centenas de milhares de baratas em apenas um ano! Para evitar um aumento da população, ou o serviço tem de ser frequente o suficiente para ficar à frente da curva de crescimento, ou os controles (iscas ou sprays, químicas ou não químicos) tem que manter-se eficaz entre uma visita e outra.

2. baratas alemãs amam calor e umidade. Baratas preferem uma temperatura de 30° a 35° C, com uma umidade de 90 a 95% (embora se dêm muito bem muito bem a temperaturas e umidades ambientais normais). Dentro de um determinado cômodo, as baratas estarão concentradas onde a temperatura ou a umidade é maior, como acima refrigeradores e outros equipamentos geradores de calor, sob a pia, e em torno das tubulações de água (tubulações de água quente fornecer calor, as de água fria fornecer água por condensação).


3. baratas alemãs passam a maior parte de suas vidas escondidas e protegidas. Para cada barata vista durante o dia, centenas podem estar escondidas dentro de paredes e tetos vazios, atrás de armários, dentro de equipamentos, e assim por diante. A esconderijo favorito de uma barata alemã é dentro de uma fenda estreita com suas antenas estendidas. Os locais mais comuns são as fissuras entre armários e paredes, sob a pia da cozinha, e o espaço entre cantos de portas e batentes.

4. baratas alemãs são gregárias. Perca um ponto de agrupamento de baratas e você pode deixar o seu cliente com um grande problema. Por outro lado, o fato de as baratas alemãs se agregarem pode ajudar no seu controle. As marcas escuras deixadas pelas baratas marcam os pontos de agrupamento, que também são excelentes locais para a aplicação de inseticidas residuais ou iscas. Use essas marcas como um mapa para direcionar o seu tratamento.

5. baratas alemãs protegem suas ootecas.  As fêmeas carregam suas ootecas por aproximadamente 1 mês , soltando-as pouco antes de o s ovos eclodirem. Enquanto ela está carregando a ooteca, a fêmea é menos ativa e tende a manter-se escondida em fendas e rachaduras e vazios. Por esta razão, ao aplicar inseticidas de ação residual, é especialmente importante:

(1) tratar rachaduras profundas , fendas e vazios,;

(2) agendar tratamentos continuados de algumas semanas a um mês adiante em locais problemáticos para controlar as ninfas recém eclodidas.

6. as ootecas não são suscetíveis a inseticidas. A maior parte dos inseticidas não tem a capacidade de penetrar nos ovos, mesmo se aplicado diretamente dobre a ooteca. As ootecas não afetadas eclodirão alguns dias após o tratamento. Esta é outra razão para agendar tratamentos complementares em infestações pesadas.

7. baratas alemãs se dispersam regularmente para novas áreas. As ninfas mais desenvolvidas são mais prováveis de se dispersarem, seguido dos machos adultos e, em seguida, fêmeas adultas sem ooteca. As pequenas ninfas têm menor mobilidade. Numa grande infestação de baratas alemãs, os técnicos precisam expandir sua inspeção para os ambientes adjacentes acima e abaixo, inclusive em locais que não são tipicamente infestados.

8. baratas alemãs percebem e evitam muitos inseticidas. A maioria das pulverizações e polvilhamentos de inseticidas são repelentes em maior ou menor grau. Se as baratas são repelidos por uma superfície tratada, eles não entrarão em contato com o inseticida residual o suficiente para se contaminarem com uma dose suficientemente tóxica. Certifique-se de tratar profundamente dentro de fendas e fissuras e vazios. Se não houver nenhum possível esconderijo não tratado onde se esconder, as baratas serão forçadas a entrar em contato com o inseticida mesmo que esses resíduos sejam repelentes.

9. baratas alemãs podem desenvolvem resistência a inseticidas. Quando os insetos estão expostos a um inseticida, os menos suscetíveis podem sobreviver e passar sua "resistência" aos seus descendentes. Esta resistência pode ser fisiológica ou comportamental, como aprendemos recentemente com a aversão das baratas a certos iscas. Eventualmente, o inseto não pode ser controlado com um inseticida, nem mesmo com inseticidas afins que nunca foram usados antes (resistência cruzada). Para evitar falhas de controle deve-se mudar periodicamente os inseticidas ou usar combinações de inseticidas*.

10. baratas alemãs podem mudar seu comportamento normal. Você pode encontrar uma residência infestada de baratas na sala de estar, mas não cozinha. Ou baratas alemãs sendo vistos em atividade em áreas externas em plena luz do dia, sem se incomodar com o movimento ao redor. Ou você pode encontrar altas populações ao ar livre no gramado e arbustos. Esteja alerta!

Se o seu serviço não conseguir controlar baratas alemãs em um prédio de apartamentos é provavelmente devido a um ou mais dos seguintes erros:

         Não identificação e tratamento "apartamentos foco." Estas unidades de apartamentos têm altas populações de baratas que mantêm infestadas as unidades ao lado, acima e abaixo. “Apartamentos foco” normalmente são bagunçados, sujos, e recusam o serviço regular.
Não entrar em todos os apartamentos. apartamentos não tratados muitas vezes se transformam em “apartamentos foco”.
Não re-agendamento de apartamentos problemáticos. Quando a população de baratas se torna grande, o serviço precisa ser repetido a cada poucas semanas para ter sucesso.

         Não re-agendamento de apartamentos “perdidos”.  Nenhum apartamentos pode ser esquecido.

         Falta de cooperação dos moradores. Cooperação significa permitir o acesso, preparando-se para o serviço de acordo com as instruções, melhorando a limpeza e reduzindo a desordem.

        Falta de cooperação da administração. gestão da propriedade tem de exigir a cooperação dos condôminos, fornecendo acesso, relatando problemas, e corrigindo deficiências estruturais.

         Gestão de lixo inadequada. Dutos de lixo, compactadores, e lixeiras podem gerar uma grande infestação de baratas se não for gerida de forma adequada. Por conseguinte, prestar especial atenção a estas áreas.

         Não aplicar inseticidas de forma eficaz. Se iscas, líquidos, pós, ou outras formulações, inseticidas devem ser aplicados em fissuras, fendas, espaços vazios e outros locais onde as baratas se escondem e/ou se agrupam.

         Não manter bons registros. A boa manutenção de registros permite identificar áreas problemáticas e tendências previstas para um melhor controle e apoiar novos esforços para assegurar o a cooperação dos moradores.

         Não fornecer tratamentos alternativos para os moradores doentes. Muitas vezes, os apartamentos com moradores doentes são simplesmente ignorados. Estas unidades podem transformar-se em focos de proliferação se não receberem algum tipo de tratamento.

Os autores são conhecidos consultores do setor e coproprietários da Pinto & Associates.

* a troca de ingredientes ativos só deve ser realizada quando o monitoramento do tratamento mostrar tolerância ou resistência da população alvo. (NT)

Mario Filipi

Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos